sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Viagem do Elefante - José Saramago

Trata-se de um magistral conto, a começar pelo tamanho, o exato tamnho de um romance. O Autor afirma que se não tivesse sido convidado por Gilda Lopes da Encarnação a falar para os alunos da Universidade de Salzburgo, se não tivesse sido convidado para jantar no restaurante O Elefante, o livro não existiria.
No  restaurante, umas pequenas esculturas de madeira dispostas em fila sendo a primeira representativa da Torre de Belém, em Portugal, seguida de outras representativas de edifícios e monumentos europeus, sugerindo um itinerário,suscitaram a curiosidade do escritor, o que o levou a um questionamento sobre o que era aquilo. A resposta veio alimentar a sua genialidade e imediata construção de um roteiro para uma história recheada de considerações sobre a natureza  humana e elefantina, além de uma descrição fidedigna da Europa naqueles anos de 1551 e 1552.
Tudo começa quando dom João III e sua mulher, Catarina d'Austria resolvem oferecer o elefante como presente de casamento ao arquiduque austríaco Maximiliano II, recém casado com a filha do imperador Carlos V.
A viagem  para levar o elefante ao destino dura meses e passa por Portugal, Espanha e Itália e parte da Áustria até a capital, Viena. Misturando fatos históricos e imaginários, o extraordinário José Saramago descreve o que foi aquela travessia eivada de contratempos naturais e movida pelo espírito forte de homens determinados a cumprir a sua missão. No entremeio dessa prosa poética, o autor discorre sobre as pessoas, os animais, as cidades, o trabalho, sobre a realeza e as forças da natureza, além de questões puramente filosóficas.
Na chegada a Viena, a descrição da cena em que o elefante pega e levanta com a tromba uma menina que se precipitara correndo em sua direção, evitando que a mesma seja esmagada pelas suas patas, e a entrega nos braços dos pais assustados e comovidos. Aí, reside o fato pelo qual o elefante nunca mais foi esquecido, apesar de sua morte dois anos depois. São fatos históricos devidamente registrados contados de uma forma muitíssimo inteligente.
Uma leitura imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário