domingo, 30 de maio de 2010

Leite Derramado

Acabei de ler "Leite Derramado", do Chico Buarque. A sensação que eu tinha quando lia, era que estava lendo José Saramago, com seus parágrafos enormes seguindo uma ordem quase aleatória. Gostei da leitura e , abaixo, transcrevo algumas frase e ditos interessantes ou apenas espirituosos ou realistas:
"... o caminho do sono é como um corredor cheio de pensamentos."
"... naquele tempo a gente era veloz e o tempo se arrastava."
"É a neve, ora bolas, disse ele muito sério, papai fazia questão de nunca sair do sério. Com uma miniespátula separou o pó branquíssimo em quatro linhas, depois me passou um canudo de prata. Mas não se tratava desa porcaria que idiota cheira por aí, era cocaína da pura, que só tomava quem podia."
"A memória é deveras um pandemônio, mas está tudo lá dentro, depois de fuçar um pouco o dono é capaz de encontrar todas as coisas. Não pode é alguém de fora se intrometer, como a empregada que remove a pepelada para espanar o escritório. Ou como a filha que pretende dispor minha memória na ordem dela, cronológica, alfabética, ou por assunto."
"Era um dia de sol e do alto da duna eu contemplava o trecho mais delgado da restinga, uma linha de branquíssima areia que o oceano não tragava por capricho, ou por piedade, ou por desvelo maternal ou por sadismo. As ondas espumavam simultaneamente, à direita e à esquerda da faixa da areia, era como uma praia diante do espelho."
"Com o tempo aprendi que o ciúme é um sentimento para proclamar de peito aberto, no instante mesmo de sua origem. Porque ao nascer, ele é realmente um sentimento cortês, deve ser logo oferecido à mulher como uma rosa. Senão, no instante seguinte ele se fecha em repolho, e dentro dele todo o mal fermenta. O ciúme é então a espécie mais introvertida das invejas, e mordendo-se todo, põe nos outros a culpa de sua feiura. Sabendo-se desprezível, apresenta-se com nomes supostos, e como exemplo cito a minha pobre avó, que conhecia seu ciúme como reumatismo."
"As pessoas não se dão ao trabalho de escutar um velho, e é por isso que há tantos velhos embatucados por aí, o olhar perdido, numa espécie de país estrangeiro."
"...cada mulher tem uma voz secreta, com melodia característica, só sabida de quem a leva para a cama."
"Mas se com a idade a gente dá para repetir certas histórias, não é por demência senil, é porque certas histórias não param de acontecer em nós até o fim da vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário